Plantas para sideração I – A urtiga-maior (Urtica dioica)

A sideração consiste no enriquecimento e melhoria do solo, através da incorporação de plantas que crescem no próprio local. Estas plantas captam das camadas inferiores do solo e da atmosfera os elementos que serão úteis às culturas seguintes. A sideração também protege o solo, ao trabalhar em profundidade, através do desenvolvimento da raiz. Algumas espécies produzem húmus e podem substituir parcialmente estrume e composto, tal como o centeio, a facélia e os trevos.

A primeira das plantas que aqui vou falar, das que podem ser utilizadas para sideração, é a urtiga-maior (Urtica dioica). Esta infestante cresce em locais ricos em matéria orgânica. Em termos de uso agrícola, esta planta é utilizada para regular o ferro e o azoto do solo, para estimular o crescimento das plantas, para proteger contra as doenças e para favorecer a transformação de matéria orgânica em húmus. Com todas estas qualidades, será mesmo uma «erva daninha»?!

Urtiga

Urtiga

As utilizações agrícolas da urtiga são as seguintes:

  1. cobertura do solo com as plantas inteiras ou cortadas;
  2. fertilização e protecção das plantas contra as doenças (utilização directa da urtiga fraccionada nas covas de plantação como na batateira e tomate);
  3. chorume de urtiga para pulverizare regar certas plantas;
  4. compostagem para activar a formação do húmus.
Urtigas

Urtigas

Não se deve apanhar urtigas que estejam a menos de 50 metros de estradas com grande circulação porque captam o chumbo lançado pelos canos de escape.

Urtiga com flor

Urtiga com flor

Na minha última ronda pela horta tirei estas fotos de algumas urtigas que estão por lá espalhadas. Foram das poucas infestantes que sobreviveram.

14 Respostas

  1. Eu sabia que ela era uma planta muito tóxica e até já fui vitima dela quando fui passear na roça. Os meus pés e pernas ardiam como fogo no contato com essa disfarçada plantinha.

  2. Você poderia me enviar umas sementes desta urtiga?

  3. Gostaria de receber uma sementes desta urtiga. Agradeço!!!

    • A urtiga é uma planta que se dá em muitos sítios como lixeiras, sucatas,… por isso não é difícil encontrá-la.

  4. Tenho pesquisado a urtiga como forma de identificar uma planta que nasce espontaneamente no meu quintal.Estou sem condções de fotografá-la por isto tentarei descrevê-la. Nasce em torno da horta onde tem umidade e debaixo de um pé de caju, onde recebe o sol. É muito bonita. Dá ramos tenros e fortes com folhas grandes, (com bordas em arcos convexos), verdes claro e rajadas de branco.Debaixo das folhas há muitos espinhos.No final de cada rama dá duas ou três flores amarelas ou apenas uma isolada muito delicadas formadas por tres ou quatro pétalas.A flor cai e aparece um fruto verde de mais ou menos 1 e meio centímetro. Suas raízes são superficiais e arranco-as facilmente. mas são tão belas, fora os espinhos. Se alguém souber de que se trata diga-me por favor. ebs OBRIGADA!!!

  5. Texto de Jean-Paul Thorez, “Guia de agricultura biológica”.

  6. esta plantinha é marabilhosa em tempos era usada pelos nosos antepasados como planta medicinal e eu tambem a uso para sertas coisas

  7. Eu por vezes já chegei mesmo a semmear esta planta que é muito especial para mim.

  8. oi, não consigo encontrar esta urtiga,sabe onde posso encontrar?

  9. tem como me mandar sementes?

  10. Olá. Tenho uma mini horta em vasos na minha varanda. Nasceu uma urtiga num dos vasos. Ouvi dizer que é ótima contra as pragas. O que devo plantar em seu redor?

  11. Ahhh e também é utilizada paraculinária.

  12. como faço pra compra semente de urtiga ou conseguir uma muda?

  13. Procuro mudas ou sementes de urtiga. Alguém saber onde encontrar?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: